O Primeiro de muitos (assim espero!): Macarrão com Sardinha

Oi!

Eu sou a Gabi e inventei de ter um blog. E não, não é a primeira vez que tenho essa ideia (mas espero que agora a empolgação em postar se mantenha).
Criei esse espaço na intenção de ‘registrar’ as comidinhas saudáveis (mas com cara de gordice) que faço.
Se você tem o mesmo objetivo que eu – comer bem, mas de um jeito menos do mal -, talvez minhas receitas/dicas/pitacos interessem.

Vamos começar?

O nome do blog surgiu de uma piada agora-não-mais-interna que faço com meu marido: há 4 anos fiz a cirurgia bariátrica e perdi 45kg. Com a redução de estômago mudei alguns hábitos, e um deles foi reduzir o uso do bacon para ‘temperar’ (a regra é clara: T-O-D-A comida que leva bacon fica boa). E eu, que adorava colocar bacon em tudo, fiquei perdida.

Foi aí que o alho, até então fora da minha vida, chegou e reinou absoluto. Como que eu vivi tanto tempo dizendo que não gostava de alho? Como?
Hoje pode faltar muita coisa na minha cozinha (inclusive bacon), mas alho… jamais!

Depois de toda a minha declaração de amor por essa coisinha gostosa que compromete gravemente o hálito de toda uma população, a primeira receita (que é mais uma dica) tinha que ter alho, muito alho.

MACARRÃO COM SARDINHA (e alho):
Rendimento: 2 porções

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Ingredientes:
1 xícara de macarrão de arroz tipo penne (ou o macarrão da sua preferência. Uso o de arroz pois controlo o consumo exagerado de glúten)
2 latas de sardinha em óleo (a sardinha conservada em óleo tem 2x mais Ômega 3 e menos da metade de sódio da versão light. Dá pra acreditar nisso?)
1 brócolis chinês
7 dentes de alho (eu avisei que gosto da coisa!)
sal
pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de gergelim preto e branco
Azeite de oliva extra virgem

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Como fazer:
Cozinhe o macarrão de acordo com as informação da embalagem.
Enquanto isso, em uma panela, doure o alho picado em um fio de azeite de oliva. Acrescente o brócolis picado (use inclusive os talos) e refogue por 5 minutos. Coloque 1/2 concha da água do cozimento do macarrão no brócolis e deixe reduzir, mas a intenção é que ele fique mais durinho.
Escorra o óleo das sardinhas e coloque no refogado de brócolis com alho. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.
Quando o penne estiver cozido, junte-o à panela do brócolis e mexa para que o molho incorpore.

Sirva com gergelim tostado (é só colocar na frigideira por 2 minutos. Além de deliciosa, essa semente é rica em fibras e cheia de nutrientes, como cálcio, ferro e fósforo).

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E aí, gostou?